Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections

Mercedes descobre que novo gás usado em ar-condicionado é inflamável

Categorias:

Sob algumas condições, o gás R1234yf, usado internacionalmente em sistemas de ar-condicionado de automóveis, pode ser inflamável.

Auto Estrada

A constatação foi feita por engenheiros da Mercedes-Benz, na Alemanha.

O produto químico era considerado seguro, tendo sido testado em vários laboratórios e testes de colisão de veículos das mais diversas marcas. Mas testes de impacto feitos nos laboratórios da Mercedes, que são mais exigentes dos que os promovidos por instituições independentes e pelo o governo americano, demonstraram que, em condições extremas, o gás refrigerante pode pegar fogo.

Os engenheiros simularam uma ruptura na tubulação do gás que aspergiu a substância sobre componentes aquecidos dentro do compartimento do motor, o que causou a combustão. Testes semelhantes com outro produto usado como refrigerante, o R134a, não provocaram fogo.

A Daimler informou que, devido ao risco potencial, não irá utilizar o novo produto em seus veículos. A empresa alemã colocou o relatório sobre os riscos envolvidos no uso do novo gás à disposição de todos os fabricantes de veículos.

mit-banner.gif

Boletim
Inscreva-se já:
(Required)

sport-banner.gif

rss-banner.gif